Como Funciona o Acordeon

Características e Funcionamento do Acordeon


O acordeon é formado por duas caixas de ressonância feitas em madeira convenientemente encaixadas nos lados de um fole de papelão. O acabamento das caixas de ressonância geralmente feito com um revestimento externo de celulóide, e o acabamento do fole feito com tecido, percalinas e cantoneiras. A caixa de ressonância direita tem um teclado com teclas ou botões, dependendo do tipo do acordeon que pode ser polifônico, diatônico ou cromático, e a caixa de ressonância esquerda tem uma série de botões que chamamos de "baixos". O número de teclas e/ou botoes depende do tipo, modelo e dimensões do instrumento.

Os castelos, dentro das caixas de ressonância, são os locais aonde os musicamentos, formado por pequenas palhetas de metal montadas em pares sobre plaquetas de alumínio, são fixados e estes castelos de madeira são fixados nas suas respectivas caixas de ressonância.

Para cada som, existem duas vozes,ou seja, duas palhetas de modo que ao abrir o fole a pressão do ar faz com uma palheta vibre e ao fechar o fole que a outra palheta vibre, produzindo assim o som do acordeon. Para que as duas palhetas não vibrem ao mesmo tempo, pequenas válvulas de couro natural ou sintético são utilizadas para que apenas uma palheta soe, de acordo com o movimento do fole.

Quando um acordeon possui os dois castelos diz-se  que o acordeão é em segunda de voz, três castelos em terceira de voz, quatro castelos em quarta de voz e cinco nem quinta de voz. Do número de castelos depende a potência do instrumento e a variedade sons de acordo com o número de registros que ele possuir.


O Acordeon visto por dentro


O acordeão é um instrumento composto de três partes principais: A Caixa de Ressonância Direita, A Caixa de Ressonância Esquerda e o Fole.

A Caixa de Ressonância Direita - É onde ficam o teclado de piano ou de botões, os castelos aonde são fixadas as palhetas do musicamento do teclado, a mesa de registros com seus registros (dependendo do modelo do acordeon) e a tampa das válvulas do teclado.

Registros e Tampa
Teclado e Válvulas
Castelos e Palhetas
     


A Caixa de Ressonância Esquerda - É onde ficam os baixos pendente, os castelos aonde são fixadas as palhetas do musicamento dos baixos e os registros (dependendo do modelo do acordeon).

                   
                   Botões dos Baixos
Castelos e Palhetas
        
O Fole - É a parte que une as caixas de ressonância esquerda e direita, formando uma câmara de ar que, com sua abertura e fechamento, faz vibrar as palhetas do musicamento produzindo o som do acordeon. É  composto de um dobrado de papelão, couro e acabamento.


Palheta Musical
Fole

 
Cantoneira


2 comentários:

Anônimo disse...

Para escolher um bom acordeon é necessário saber distinguir a qualidade do som, quanto mais castelos, mais qualidade. Mas devemos ficar atentos, pois alguns acordeons ficam com muito peso.

Anônimo disse...

Um bom acordeon geralmente é pesado, então devemos tocar sentados e bem sentados, sentando bem para trás para o peso não forçar a coluna. Estou aguardando um acordeon com qualidade e pouco peso.

Postar um comentário

 
Recanto Das Gaitas | by TNB ©2010