Biografia - Gaúcho da Fronteira

Heber Artigas Armua Fróis mais conhecido como Gaúcho da Fronteira, (Laureles, Tacuarembó, 23 de junho de 1947), é um dos mais conhecidos intérpretes de música regional gaúcha. Nascido no Uruguai, naturalizou-se brasileiro em 2009.

Cresceu em Santana do Livramento - RS onde ainda criança iniciou-se na música. Com sete anos começou a tocar violão, acordeão e bandoneón. Em 1968 entrou no grupo Os Vaqueanos, com quem gravou alguns discos. Em 1975 gravou o primeiro LP solo, Gaúcho da Fronteira, e firmou-se como um representante da tradicional música dos pampas.

Nos anos 80, sua popularidade estendeu-se pelo Brasil todo, com suas canções bem-humoradas e dançantes. Na década de 1990 voltou-se para outras manifestações musicais tradicionais brasileiras, lançando em 1999 o CD Forronerão, ao lado do grupo Brasas do Forró, unindo o folclore brasileiro de um extremo a outro do país. Deste disco emplacaram os sucessos "Forronerão", mistura de forró e vanerão, e "Vanerão Sambado" que, como o nome sugere, mistura vanerão com samba. O maior sucesso de sua carreira foi Nhecovari Nhecofum.


Outra grande canção de sucesso foi Herdeiro da Pampa Pobre, parceria com Vainê Darde, que foi regravada pelo grupo gaúcho de rock Engenheiros do Hawaii em 1991 nesse mesmo ano fez um filme tendo título gaucho negro tendo no elenco Letícia Spiller, Juliana Baroni etc... Teve uma relação bem próxima com Val Marchiori, antes de ser famosa e estrelar o reality show Mulheres Ricas(Band).

O Gaúcho da Fronteira construiu sua carreira preocupando-se sempre em renovar e buscar novos caminhos. Tanto que, apesar de ser considerado um artista de música regional, a mistura de ritmos sempre foi sua marca pessoal. "O Brasil regional está se unindo de ponta a ponta", comenta Gaúcho da Fronteira.
Gaúcho da Fronteira recebendo a 
homenagem do Sport Club Internacional.

Apaixonado de carteirinha, literalmente, pelo Sport Club Internacional foi homenageado em 2008 sendo nomeado Cônsul Cultural do Inter. O músico regionalista ganhou uma carteira e um certificado que declaram o cargo de Cônsul Cultural do Internacional. "Sempre divulguei o Inter por todos os pagos e querências que passo. 



"Agora fica uma maravilha ser oficialmente um cônsul cultural, comemorou Gaúcho da Fronteira."




Discografia

Videos



Gaúcho da Fronteira no Galpão Crioulo - 1985 - Prece ao Negrinho



Maior sucesso da carreira de Gaúcho da Fronteira
Nhecovari-Nhecofum





Outro grande sucesso da carreira de Gaúcho da Fronteira
Herdeiro da Pampa Pobre - Gravado em 1983 no Programa Galpão de Estância


 Gaúcho da Fronteira no Programa Viola Minha Viola em 1995 
Tão Pedindo um Vanerão e um Gaúcho no Rock in Rio.


Gaúcho da Fronteira cantando a valsa Recanto do Nosso Amor 
num churrasco com amigos.

1 comentários:

Rosângela Aparecida de Assis Rocha disse...

quero que o gaúcho da fronteira viesse fazer uma visita na minha casa

Postar um comentário

 
Recanto Das Gaitas | by TNB ©2010