Albino Manique e Os Mirins


Albino Batista Manique - Nascido em 12 de março de 1946, em São Francisco de Paula, é musico compositor e instrumentista acordionista brasileiro. Albino Manique juntamente com Francisco Castilhos, mais conhecido como Xico, é um dos fundadores renomado conjunto Os Mirins. 

Francisco Castilhos (in memorian) - Natural de São Francisco de Paula, era musico compositor e instrumentista contrabaixista brasileiro. Xico juntamente com Albino Manique é um dos fundadores do renomado conjunto Os Mirins.


A Dupla Mirim - Francisco Castilhos (14 Anos) e Albino Manique (12 anos) apresentavam-se num concurso musical de uma igreja em São Francisco de Paula no Rio Grande do Sul. Francisco Castilhos cantava e tocava violão e Albino Manique o acompanhava no pandeiro. Como a dupla nao tinha nome ainda, o animador Jair Teixeira disse que iria apresenta-los como Dupla Mirim. O batizado deu certo, e no dia 28 de novembro de 1957 nascia a Dupla Mirim. Tempos depois Albino comecou a tocar acordeon, e a partir daí nao parou mais, sendo que esse instrumento o acompanha até hoje.

Os dois acabaram lançando um estilo de dupla diferente do comum. Na época o modismo era uma dupla composta por dois gaiteiros. Diferentemente eles formavam uma dupla em que Xico tocava violão e Albino Manique tocava cordeona, tornando-se assim diferentes dos outros grupos da época.

Xico foi um dos primeiros músicos a tocar contra-baixo em um baile gaúcho. Foi um fato inovador para época, já que o costume era utilizar-se dois violões, uma para base e outro para ponteios.

Xico era conhecido pela sua voz inconfundível, consagrou-se por cantar as músicas Vaneirinha da Saudade, Vaneirinha do Adeus, Vaneirinha do Amor, Guri, Tempos de Guri e muitas outras. Essas três primeiras são as músicas que mais parecem se identificar com ele. Eram conhecidos nos programas como "Dupla Mirim" e gravaram dois LPs: Barbaridade (1961) e Outra Barbaridade (1962).

Em 1962 Xico se afasta da dupla e entra para o Grupo Os Araganos. Em 1963 entra para fazer parte da dupla o grande violonista Antoninho Duarte. Gravam os lps: Festa na Querência, Rodeio de Emoções, Mágoas de Trovador e Dupla Mirim. 

Na década de 1970 já era um grupo renomado (ou mais precisamente, dava para ser chamado de grupo popular) que tocava em diversas regiões do sul do país. Em 1971 Xico retorna dando o nome de Os Mirins e gravam os lps Os Mirins e Suas Canções Vol: 1, 2 e 3. Tempos depois, mais precisamente em 1977 Antoninho Duarte sai do trio e, com a entrada de Oscar Soares, mais conhecido como Oscarzinho, a dupla forma o conjunto Os Mirins, renomado conjunto que entrou para a história da música gaúcha.


Foto antiga de Oscarzinho acompanhando Ademar Silva 

No início da década de 1990, Oscarzinho sai dos Mirins para integrar o Grupo Som Campeiro juntamente com Beto Caetano. Infelizmente em 15 de Outubro de 2003, aos 61 anos, Xico vem a falecer devido a um câncer no intestino, deixando entristecidos seus fãs, colegas e admiradores.

Xico foi um dos que mais tempo permaneceram no grupo. Gravou dois CDs Solo, Francisco Castilhos - Simplesmente Xico e Francisco Castilhos - Minha Estrela, além de varios LPs e CDs com Os Mirins.


Albino Manique, à frente do conjunto Os Mirins, um dos mais tradicionais conjuntos do Rio Grande do Sul com mais de 50 anos de existência, é admirado por sua genialidade na composição de suas músicas e por sua técnica excepcional e apuradíssima. Não há um gaiteiro gaúcho que não reverencie e se inspire na música de Albino.
Formação Atual - Os Mirins

Minha homenagem especial ao inesquecível músico compositor e cantor Francisco Romeu de Castilhos - O Xico dos Mirins !



"Que saudade, dos meus tempo de piá ...
Ir no baile dos Mirins, só pra vê o Xico Cantar !"

ÓOOOOOlha o tranco da morena rosa rebocada de ruge e batom
Olha o tranco da morena rosa rebocada de ruge e batom

Machucando a vaneira a sua maneira bombeando pro chão
Machucando a vaneira a sua maneira bombeando pro chão






video









Não há gaiteiro gaúcho que não reverencie e se inspire na música do mestre Albino Manique, uma referencia viva da música gaúcha !


Albino Manique, considerado um dos melhores acordeonistas do Rio Grande do Sul e do Brasil, é uma das figuras mais importantes e influentes na evolução musical do Estado na segunda metade do século XX. Suas composições são inspiradas na sua infancia com influencias musicais de seu pai que tocava gaita ponto nas festas populares da região dos campos de cima da serra.

"Ôooooo Manique, que toca de se invejar
Sua cordeona, faz o baile levantar !"

video


Discografia Completa -  Dupla Mirim,  Albino Manique  e  Os Mirins




Os Mirins 50 Anos - Meio Século de uma História de Sucessos 


Videos

Os Mirins na comeração dos 30 anos do Galpão Crioulo

Neste domingo, dia 15 de abril de 2012, matamos a saudade de bons momentos dos Mirins, nestes 30 anos do programa Galpão Crioulo. Além das preciosidades do nosso arquivo, o programa está cheio de lançamentos. Os Mirins também mostraram seu novo CD " OS Mirins - Campo Aberto".

video


video

video

Os Mirins no Galpao Crioulo -  Baile de Candeeiro - 1983
video

Os Mirins no Galpao Crioulo - Bugiu Roncador - 1987
video


Os Mirins no Galpão Crioulo - Fandango dos Mirins - 1988
video


Albino Manique e Os Mirins, executando seus grandes sucessos 
num grande fandango na cidade de Chapecó / SC - 2003



0 comentários:

Postar um comentário

 
Recanto Das Gaitas | by TNB ©2010