Literaturas Musicais para Acordeon


Bibliografias sugeridas para o estudo da música


Listo a seguir algumas das melhores bibliografias que utilizei no meu processo de estudo musical e que foram determinantes para o meu desenvolvimento teórico e técnico.

Nestes livros são abordados diversos temas tais como: improvisação, teoria musical, harmonia tradicional e funcional, técnica e história da música dentre outros.

Espero que gostem e fiquem a vontade para fazer seus comentários e sugerir novas bibliografias !


LUIGI ANZAGHI - Método Completo Progressivo para Acordeon





ALMIR CHEDIAK - Harmonização e Improvização - Vol. 1 e 2


Harmonia e Improvisação Vol. 1 e 2 (Almir Chediak) - Um dos principais escritores e o maior nome do registro musical brasileiro. Esses dois livros trazem os principais pontos da teoria musical e boa parte das regras da harmonia funcional. A coisa mais bacana desse livro é a grande quantidade de músicas brasileiras analisadas pelo Almir Chediak com as devidas referências aos tipos de cadências harmônicas.





ALMIR CHEDIAK -  Dicionario de Acordes Cifrados


Dicionário de Acordes Cifrados (Almir Chediak) – Traz a formação de todos os tipos de acordes, das tríades e tétrades aos acordes com alteração, baixo trocado e suspensos. Também indica todo o tipo de simbologia empregada na escrita das cifras e o posicionamento desses acordes no braço do violão, com vários formatos.




PASCHOAL BONA - Método Completo de Divisão Musical


Bona (Paschoal Bona) – É o metodo de divisão musical escrito pelo compositor italiano Paschoal Bona que viveu de 1816 a 1878 e lecionou canto no conservatorio musical de Milão.




CANTO SUL - Método de Gaita Ponto


Aos interessados no aprendizado da gaita ponto em afinação diatonica (natural) e no estilo gaúcho, as publicações da Editora Canto Sul servem como referência às principais escalas, arpejos e repertório de melodias gaúchas do folclore e também de gaiteiros consagrados como Tio Bilia. Ótima referência para quem deseja aprender notação musical e leitura no instrumento




Sugiro também a quem deseja outras bibliografias de estudo musical o site a seguir, onde podem encontrar diversos conteúdos interessantes para downloads



1 comentários:

Postar um comentário

 
Recanto Das Gaitas | by TNB ©2010