Série - O Milagre de Santa Luzia

O Milagre de Santa Luzia


O Milagre de Santa Luzia é um documentário de Sérgio Roizenblit que faz uma viagem por quatro regiões do Brasil cujo folclore tem como um de seus esteios musicais nada menos que a sanfona, instrumento versátil capaz de traduzir as tradições locais mais diversas. A viagem começa no nordeste a bordo da caminhonete de um dos maiores sanfoneiros vivos do Brasil. Dominguinhos, que recusa-se a viajar de avião, passa ainda pelo Rio Grande do Sul, o Pantanal representando o Centro-Oeste e chega na maior capital da América Latina mostrando que até no rock and roll a gaita é usada em São Paulo.


Os Pioneiros: Honeide e Adelar, Os Irmãos Bertussi !!!


Honeide e Adelar Bertussi são verdadeiros mitos da música gaúcha e do acordeom brasileiro. Não há um gaiteiro do sul, que aprecie a música de raiz do seu estado, que não seja influenciado pelos Irmãos Bertussi, parceria de Adelar com seu irmão, Honeyde, falecido em 1996. O duo, que tocou em bailes por todo o país, contribuiu muito para estabeler e firmar aspectos da cultura tradicional gaúcha, perpetuados hoje pela nova geração. 

Adelar, no entanto, não se relacionou apenas com músicos de seu estado; fez amizades com sanfoneiros de diversas regiões, mas uma em especial lhe marcou muito: a de Luiz Gonzaga, que, além de bom amigo, admirava muito seu estilo original de tocar. Hoje Adelar mora em Curitiba, cidade de sua esposa, mas segue viajando e tocando sua gaita Brasil afora, divulgando a mais autêntica música tradicional gaúcha.






Podem se passar séculos, mas a obra musical dos Irmãos Bertussi, que influenciou e influencia até hoje a cultura musical do sul do Brasil, é algo divino. Foram os criadores da música gaúcha, pois antes deles só existia folclore. Falam muito que Pedro Raymundo foi o precursor, só esquecem que ele era catarinense. Gaúcho de fato, são os Irmãos Honeyde e Adelar Bertussi, eternizados por duas estatuas de puro bronze que, assim como sua obra, nem o tempo e a morte é capaz de apagar.


Edson Dutra - Fundador e Lider do Conjunto Os Serranos


Fundador e líder do renomado conjunto Os Serranos, tradicional grupo de música gaúcha que está na estrada há mais de 40 anos, Edson Dutra é um dos mais respeitados gaiteiros do Rio Grande do Sul. Advogado de formação, já dividiu escritório com Nico Fagundes, outro ícone da cultura tradicionalista de seu estado, mas o talento e a paixão pela música fizeram com que Edson largasse a profissão e se dedicasse exclusivamente à gaita e ao grupo.

No começo da carreira, foi aluno dos Irmãos Bertussi, e hoje é muito elogiado pelo grande mestre Adelar Bertussi, que o considera um dos maiores representantes do 'jeito Bertussi' de tocar. Edson, além de músico, é grande conhecedor das tradições de seu povo e compartilhou histórias e convicções, fazendo paralelos entre o tempo em que era jovem e a situação atual, sobre a formação e a preservação da cultura gaúcha, nesta bela entrevista concedida à série O Milagre de Santa Luzia.





Albino Manique - Fundador e Lider do Conjunto Os Mirins


Não há um gaiteiro gaúcho que não reverencie e se inspire na música de Albino Manique. À frente do conjunto Os Mirins, um dos mais tradicionais grupos do Rio Grande do Sul, com mais de 50 anos de existência, e admirado por sua técnica excepcional e apuradíssima, Albino destaca-se também por ter tocando em inúmeros bailes tradicionalistas, além de ser um recordista de horas de estúdio. Com todo esse prestígio, ao invés de tocar no Brasil inteiro e em outros países, onde certamente seria bem recebido, Albino prefere ficar em seu estado, tocando nos bailes, sua grande paixão.

Atualmente sem tocar, promete voltar em breve à ativa. No delicioso bate-papo com Luiz Carlos Borges e Luciano Maia, na gravação da série O Milagre de Santa Luzia, foi Luciano que teve a incumbência de, com muito orgulho, tocar alguns dos clássicos do ídolo.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Recanto Das Gaitas | by TNB ©2010